A Contenção em Gabião do tipo colchão possuem uma estrutura metálica em forma de paralelepípedo com grande área e pequena espessura, são produzidos com malha hexagonal de dupla torção e formados por base e tampa, de forma separada.
A malha que forma a base é dobrada, na fabricação, de um em um metro formando diafragmas, esses dividem o colchão em fragmentos de mais ou menos 2 metros quadrados.
Antes de ser aplicado, este colchão é desdobrado tornando-se um paralelepípedo, então, é posicionado no local especificado em projeto e costurado, após então, é preenchido.
Este tipo Contenção em Gabião, normalmente é utilizado em canais e margens de córregos e rios como revestimento, afim de proteger e estabilizar, podem ser utilizados também em plataformas de deformação, protegendo a base de muros, canaletas de drenagem e revestimento de taludes.
As gaiolas de Contenção em Gabião são “costuradas” continuamente por um arame, formando estruturas monolíticas que serão preenchidas manualmente com as pedras, as peças são produzidas uma a uma no local definitivo da obra.
A Contenção em Gabião utiliza o seu próprio peso para fornecer estabilidade aos taludes, as estruturas flexíveis, que são as construídas com materiais que aceitam e que podem sofrer deformações dentro de limites estipulados em projeto, sem que percam estabilidade e eficiência, o muro de Contenção em Gabião por exemplo, se encaixa nesta possibilidade eficazmente.